Divórcio, natal e filhos
- inescaprichoso
- 20 de dez. de 2021
- 2 min de leitura

O natal é uma época especial do ano, em particular para as crianças. Contudo, para pais separados, esta pode ser uma altura de grande ansiedade, mas não tem que ser assim.
Faça do natal um momento especial, junto daqueles que ama.
Aqui ficam algumas dicas para amenizar a possível ansiedade adveniente da época festiva:
1. Organize-se
Os progenitores devem-se organizar atempadamente sobre o convívio com os filhos na época natalícia. Geralmente os filhos passam o 24 de dezembro com um dos progenitores e o 25 com outro e trocam no ano seguinte, mas não existe uma regra fixa. Lembrem-se que só vocês conhecem a vossa família e os vossos filhos, portanto organizem-se da forma que mais convier a todos.
2. Ouvir os filhos, dentro do possível
Obviamente não são as crianças que tomam a decisão final, mas também as crianças podem, e devem, ser ouvidas. Depois de conversar com o outro progenitor, porque não perguntar à criança se concorda com o programa proposto ou oferecer-lhe duas alternativas que sejam possíveis? As crianças gostam de ser ouvidas e a partir dos 5/6 anos devemos encorajá-las a fazerem-se ouvir.
3. Competição de presentes? Não!
Caso a comunicação com o outro progenitor seja boa, devem falar sobre os presentes que vão oferecer aos filhos. Caso contrário, por favor não entre numa competição para tentarem oferecer a melhor prenda. Os filhos sabem que os pais estão em competição, e vão tirar o máximo partido da situação. No fim do dia, a melhor prenda que pode oferecer aos seus filhos é uma boa relação entre os progenitores.
4. Família alargada
Convívio com avós, tios e primos durante a época festiva? Caso tenha uma boa relação com os seus familiares, a resposta é: claro que sim! As crianças só beneficiam com os contactos com a família alargada e com o facto de saberem que são amadas por outras pessoas que não os progenitores, mas atenção. Cuidado com as relações familiares tóxicas. Devemos saber proteger os filhos de familiares tóxicos, principalmente se o tema de conversa for dizer mal do outro progenitor…
5. Novas tradições
É o seu primeiro natal depois do divórcio? Porque não criar uma nova tradição? Se estiver sozinho, porque não passar o natal a fazer voluntariado? Ou organizar um jantar de natal em sua casa para todos os seus amigos que não têm companhia? Ou fazer um jantar especial só para si seguido de uma maratona de netflix? As possibilidades são infinitas. Organize-se e crie novas tradições.
6. Se os pais estão bem, os filhos estão bem
Nunca se esqueça disto. Independentemente das alterações que a separação acarreta na vida dos filhos, se os progenitores estiverem bem, os filhos também estão bem. E o melhor presente que podem dar aos vossos filhos é uma parentalidade saudável na separação. O que traz mau estar aos filhos é o conflito entre os pais, portanto, nesta época festiva, aposte em estar bem consigo e com os outros.
Se necessitar de ajudar para facilitar a comunicação com o seu ex-companheiro(a), a mediação familiar é a solução!
Votos de um santo natal para todos.




Comentários